Como toda empresa familiar, a Padaria União nasceu de um sonho. E assim como todo sonho, ela possui uma bela história. Hoje, em 2020, é gratificante saber o quanto o nome desta padaria é reconhecido pela população de Aracaju, fruto das várias décadas de bons serviços prestados na indústria de alimentos. Porém, para entender a nossa história, é preciso voltar no tempo e ver como este sonho fora idealizado pelo casal Joel e Jovelina Paixão.

“Seu” Joel, que trazia dentro de si uma história de empreendedorismo, já havia tido uma próspera experiência no ramo de panificação, nos idos da década de 1950, quando fundou e administrou a Padaria Senhor do Bonfim, na esquina das ruas Boquim e Santa Luzia, no centro da capital sergipana. Não satisfeito, tentou alçar maiores voos com a fundação da bem sucedida Fábrica de Biscoitos de Sergipe – FABISE, na qual esteve à frente – ao lado de seu irmão José Alves da Paixão – nas décadas de 1960 e 1970.

Como todo sonho teima em querer se tornar realidade, um chamado faria “seu” Joel voltar às origens de padeiro, e agora – com o apoio e dedicação de “Dona” Jó, sua esposa – o casal pôs em prática a ideia de transformar o segmento de panificação no Estado, fundando – em 12/07/1982 – a Panificadora União, num promissor bairro residencial que se formava por detrás da Avenida conhecida por “Nova Saneamento”, bairro Luzia, antigamente chamado de Nossa Senhora de Fátima, no recém-fundado Conjunto Jessé Pinto Freire.

Consolidada na comunidade, e atraindo cada vez mais a atenção de outros moradores de Aracaju, a Panificadora União – já com o reforço de Carlos Alberto Paixão, filho do casal – buscou se inovar perante sua clientela, abrindo um leque variado de tortas, pasteis e salgados em geral, mostrando ainda para toda a população que, de fato, possuía o “melhor pão de queijo da cidade”.

Esta fama, dada carinhosamente pelos amigos fregueses à Padaria, fora incorporada como lema no ano de 2006, quando se fez uma ampla e modernizadora reforma para melhor atender a sua fiel clientela, possibilitando expor à sociedade tudo aquilo que possuía, dentro do seu variado mix de produtos alimentícios. A antiga Panificadora, a esta altura, havia se transformando na Panificação e Confeitaria União.

Como a mudança é uma constante e imutável lei da vida, foi preciso avançar ainda mais. Mas como o futuro também é, de certa forma, “um museu cheio de grandes novidades”, a União buscou, no ano de 2017, inovar sem perder de vista o aceno às tradições da arte, as quais consolidaram o pão como o alimento milenar de maior consagração na história da humanidade. Era preciso, portanto, trazer uma nova roupagem, que não deixassem esquecidos todos aqueles valores que fundaram a padaria há quase quatro décadas. Saía de cena a Panificação e Confeitaria, dando lugar à Padaria União, que continua tendo o melhor de pão de queijo da cidade, mas também anseia ser reconhecida como uma valorosa padaria tradicional, que carrega dentro de si o cheiro de pão quente que tanto alegra seus fieis consumidores.

Uma vez mais, fora preciso fazer uma nova e ampla modernização do seu espaço, dando maior visibilidade à histórica arte de fazer produtos tradicionais, com a qualidade, o sabor e a riqueza encontrada nos pães, bolos e biscoitos de uma simples padaria de bairro – como tantas outras localizadas ao longo do mundo. Aliado ao tradicionalismo, a Padaria União também não abandonou o seu consagrado mix de tortas, salgados e itens de confeitaria, que seguem tão apreciados pelo povo de Aracaju.

Agora, já em 2020, além do melhor pão de queijo da cidade, temos o melhor pão francês (ou pão jacó para os mais antigos). Essa conquista veio através da eleição em concurso promovido pelo SINDIPAN (Sindicato dos Panificadores do Estado de Sergipe) em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes – UNIT e com o Moinho de Trigo de Sergipe, nos anos de 2018 e 2019. E seguimos querendo mais. Queremos continuar prestando ao cliente de ontem e de hoje os mesmos serviços que o fizeram ser nossos parceiros de longa data, geração após geração, para que, amanhã, a Padaria União continue a ser carinhosamente lembrada em cada refeição, na mesa de cada casa sergipana. Será nossa honra ter você como testemunha ativa da realização do nosso ideal.

Carlos Victor Paixão – terceira geração desta história, neto de “seu” Joel e “dona” Jó, filho de Carlos Alberto, cliente assíduo do pão jacó, do pão de batata e do pãozinho de queijo, e testemunha da luta que permitiu seguir materializando, dia após dia, este sonho que foi sonhado lá atrás.

R. Dona Abigail F. Araújo Ramos, 410 - Luzia - Aracaju
79 3217-6519 | 3232-2876 | 9956-8046 | panificacao.uniao@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 06:00 à 19:30